Suplemento

Para baixar gratuitamente o Suplemento de Leitura clique AQUI ou solicite o arquivo pelo e-mail telucazu@gmail.com. O suplemento está em duas páginas, que podem ser impressas em A4 (sulfite comum) em uma única folha (frente e verso). O conteúdo textual está transcrito abaixo:




SUPLEMENTO DE LEITURA

Nome:                                                                                                          Série:

1. (Conto: A pétala) –  O que Akemi e Jiro sonhavam em se tornar? Você acha que eles conseguiram? Por quê? O que você quer ser?



2. (Conto: A carpa) –  No início, o mestre diz: “Observe a carpa e encontrará a verdade”. Qual era a verdade? Havia apenas uma?



3. (Conto: A pérola) – As pérolas são formadas no interior de certas ostras, sendo uma forma de proteção contra algo que entra dentro de suas conchas, geralmente, grãos de areia. Quando Akemi coloca o grão de areia na mão do príncipe e a fecha como uma ostra, ela diz: “Somos como grãos de areia... que envolvidos pelo amor, tornam-se pérolas”. Você acredita que a força da transformação também pode estar dentro de nós? Por quê?



4. (Conto: O hashi) – O valor de muitas coisas é medido em quanto dinheiro elas custam. Ozaki usou esse mesmo critério quando vendeu os seus hashis ao menino? E para você, o que é algo valioso?



5. (Conto: A espada) – No final, Mestre Konosuke diz: “Na busca pela perfeição, imaginava que quanto mais afiada fosse uma espada, mais perfeita ela seria. Agora, só no fim, aprendi que a perfeição reside em tornar a espada suficientemente afiada para nos defender de quem nos quer mal, mas sempre mantendo a capacidade de receber uma lágrima... de quem nos quer bem”. O que aconteceu com a última espada do mestre pode ser comparado ao que aconteceu ao filho dele. Por quê?



6. (Conto: A montanha) – “O que parece grande — e importante — do chão, no alto torna-se apenas pequenina parte de algo muito maior. A vista do topo revela o todo”. Você concorda? O que você entendeu sobre essa afirmação?



7. (Conto: A máscara) – Nomura sofria quando riam dele no palco. Ele queria ser admirado por todos. O que aconteceu quando ele passou a usar uma misteriosa máscara? O sacerdote do templo diz a Nomura: “No fim, as pessoas acabam se afeiçoando à sua máscara e não ao que está atrás dela”. A que tipo de máscara o sacerdote se referia?



8. (Conto: A ikebana) – Flores são geralmente consideradas bonitas, mas há algo mais nas flores além da beleza? O que o guerreiro Shintaro aprendeu durante os seus estudos sobre a arte dos arranjos florais?



9. (Conto: A casa de banho) – “Quando criança, tudo lhe parecia tão grande. O riacho, as batatas doces em suas mãos... Só mais tarde, quando adolescente, descobriu que ele é quem tinha sido pequeno, por isso, a grandiosidade da infância havia sido uma farsa. Kotaro cresceu, tudo ficou tão pequeno. Não havia percebido que a sua ambição é que havia se tornado grande demais”. Você se lembra de algo importante do passado, mas que parece ter perdido a importância? O que você gostaria que não mudasse? Por quê?



10. (Conto: O jardim) – Qual foi o “crime” cometido pelo discípulo do templo de Daitoku? O que você achou da sentença que ele teve que cumprir?



11. (Conto: A dança) – Por que mestre Ono permaneceu em silêncio quando Takeda pediu para que ele o ensinasse a dançar?



12. (Conto:  O haicai) – O que é um haicai? Pesquise sobre os haicais de Bashô. Tente fazer um!




13. (Conto: O templo) – De acordo com o mestre de Hiro, qual é o mais sagrado dos templos? Você concorda? Por quê?



14. (Conto: O castelo) – Quando o xogum mostra a planta do castelo, ele o compara a um homem: “Observem o fosso que ele rasga para se separar de tudo aquilo que julga ser invasor, isto é, diferente de suas convicções. Vejam as muralhas que ele edifica, mascarando as suas fraquezas para enganar os seus medos. Observem o confuso labirinto de aparências que ele traça para enganar outras pessoas, para confundir todos os que querem chegar à torre principal: o seu coração”. Você acha que o homem pode ser realmente comparado a um castelo? Por quê?




15. (Conto: A caligrafia) – Por que, em sua carta de despedida, Yumi pede perdão a Nampo? Você acha que ela devia realmente se desculpar pelo que fez? Por quê?












Nenhum comentário:

Postar um comentário