SUPLEMENTO DE LEITURA
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1. (Conto: A pétala) – O que Akemi e Jiro sonhavam em se tornar? Você
acha que eles conseguiram? Por quê? O que você quer ser?
2. (Conto: A carpa) – No início, o mestre diz: “Observe a carpa e
encontrará a verdade”. Qual era a verdade? Havia apenas uma?
3. (Conto: A pérola) – As pérolas são formadas no
interior de certas ostras, sendo uma forma de proteção contra algo que entra
dentro de suas conchas, geralmente, grãos de areia. Quando Akemi coloca o grão
de areia na mão do príncipe e a fecha como uma ostra, ela diz: “Somos como
grãos de areia... que envolvidos pelo amor, tornam-se pérolas”. Você acredita
que a força da transformação também pode estar dentro de nós? Por quê?
4. (Conto: O hashi) – O valor de muitas coisas é medido
em quanto dinheiro elas custam. Ozaki usou esse mesmo critério quando vendeu os
seus hashis ao menino? E para você, o que é algo valioso?
5. (Conto: A espada) – No final, Mestre Konosuke diz: “Na
busca pela perfeição, imaginava que quanto mais afiada fosse uma espada, mais
perfeita ela seria. Agora, só no fim, aprendi que a perfeição reside em tornar
a espada suficientemente afiada para nos defender de quem nos quer mal, mas
sempre mantendo a capacidade de receber uma lágrima... de quem nos quer bem”. O
que aconteceu com a última espada do mestre pode ser comparado ao que aconteceu
ao filho dele. Por quê?
6. (Conto: A montanha) – “O que parece grande — e
importante — do chão, no alto torna-se apenas pequenina parte de algo muito
maior. A vista do topo revela o todo”. Você concorda? O que você entendeu sobre
essa afirmação?
7. (Conto: A máscara) – Nomura sofria quando riam dele no
palco. Ele queria ser admirado por todos. O que aconteceu quando ele passou a
usar uma misteriosa máscara? O sacerdote do templo diz a Nomura: “No fim, as
pessoas acabam se afeiçoando à sua máscara e não ao que está atrás dela”. A que
tipo de máscara o sacerdote se referia?
8. (Conto: A ikebana) – Flores são geralmente
consideradas bonitas, mas há algo mais nas flores além da beleza? O que o
guerreiro Shintaro aprendeu durante os seus estudos sobre a arte dos arranjos
florais?
9. (Conto: A casa de banho) – “Quando criança, tudo lhe
parecia tão grande. O riacho, as batatas doces em suas mãos... Só mais tarde,
quando adolescente, descobriu que ele é quem tinha sido pequeno, por isso, a
grandiosidade da infância havia sido uma farsa. Kotaro cresceu, tudo ficou tão
pequeno. Não havia percebido que a sua ambição é que havia se tornado grande
demais”. Você se lembra de algo importante do passado, mas que parece ter
perdido a importância? O que você gostaria que não mudasse? Por quê?
10. (Conto: O jardim) – Qual foi o “crime” cometido pelo
discípulo do templo de Daitoku? O que você achou da sentença que ele teve que
cumprir?
11. (Conto: A dança) – Por que mestre Ono permaneceu em
silêncio quando Takeda pediu para que ele o ensinasse a dançar?
12. (Conto: O
haicai) – O que é um haicai? Pesquise sobre os haicais de Bashô. Tente fazer
um!
13. (Conto: O templo) – De acordo com o mestre de Hiro,
qual é o mais sagrado dos templos? Você concorda? Por quê?
14. (Conto: O castelo) – Quando o xogum mostra a planta
do castelo, ele o compara a um homem: “Observem o fosso que ele rasga para se
separar de tudo aquilo que julga ser invasor, isto é, diferente de suas
convicções. Vejam as muralhas que ele edifica, mascarando as suas fraquezas
para enganar os seus medos. Observem o confuso labirinto de aparências que ele
traça para enganar outras pessoas, para confundir todos os que querem chegar à
torre principal: o seu coração”. Você acha que o homem pode ser realmente
comparado a um castelo? Por quê?
15. (Conto: A
caligrafia) – Por que, em sua carta de despedida, Yumi pede perdão a Nampo?
Você acha que ela devia realmente se desculpar pelo que fez? Por quê?
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